AQUASHOT II
A prova d'água até 45m, sendo operável até 37,5m usando câmeras descartáveis, com visor e pulseira originais e lentes corretivas, além de Kit Macro, bolso acolchoado e flash escravo opcionais.
Pontos
Positivos Versatilidade provida pelos acessórios, sistema de fácil abertura; câmeras descartáveis e as melhores fotos. Pontos Negativos Limitação de escolha de filme; avanço manual do filme. |
O sistema AQUASHOT II foi o primeiro desses conjuntos de câmeras/caixas estanques de baixo custo e em alguns aspectos é ainda o melhor. Ele usa câmeras descartáveis, o Fuji Quicksnap, o Kodak Funsaver ou o próprio Ikelite Aquasnap, todos eles com 27 poses, ASA/ISO 400 e flash embutido. A caixa estanque é feita de plástico resistente, com as lentes de cristal e anel de vedação de borracha.
Com certeza trata-se do mais complexo sistema de todos, com aproximadamente 10 partes móveis no kit mais completo, 3 lentes e 3 controles acoplados à caixa. Esta aparente complexidade do sistema pode assustar um pouco porém a caixa é bem acabada e tem ótimo design, além de muita tradição e durabilidade.
O que destaca a AQUASHOT II das demais câmeras é a opção de diversos acessórios para Close-up. Antes de ter queimado um rolo de filme com qualquer câmera de foco fixo, você irá descobrir a necessidade de se aproximar mais do objeto do que o 1,2m possibilitado pelas câmeras de foco fixo. Quando finalmente encontrar aquele Nudibrânquio supercolorido e quiser enquadrá-lo em todo seu fotograma, verá a 1,2m de distância apenas um pequeno ponto vermelho no seu visor; é aí que as lentes corretivas Ikelite trarão o foco até uma distância de aproximadamente 60 cm, e com as lentes macro o difusor de flash e a moldura para enquadramento a aproximação passará de 20cm.
Você se pegará usando estes acessórios o tempo todo. Outro acessório bastante útil é um leve Flash escravo, com angulação para evitar a suspensão e aquecer mais as cores de suas fotografias de média distância.
Mas certamente toda esta capacidade desperdiçada em uma barata câmera descartável? Comparamos o Fuji Quicksnap com a Bonica Snapper ou a Sealife Reefmaster usando um filme Fuji 35mm, fotografando dúzias de poses idênticas, acima e debaixo d'água, e os resultados foram surpreendentes. Apesar de todas as fotos apresentarem boa definição, aquelas tiradas com os filmes descartáveis estavam notoriamente melhores, mesmo usando um filme mais rápido e presumidamente de maior granulação (ISO 400). O filme ISO 400 é usado nas descartáveis provavelmente porque filmes mais rápidos possibilitam o uso de aberturas menores, o que diminui as falhas nas lentes.
BONICA SNAPPER
A prova d'água até 45m, esta câmera possui visor, pulseira e instruções.
Pontos
Positivos Caixa transparente, possibilitando ver o alagamento; conexão para prováveis acessórios. Pontos Negativos Dificuldade de ler o contador de filmes. |
A BONICA SNAPPER é uma caixa estanque com câmera reaproveitável que pode ser carregada com qualquer opção de filme 35mm, negativos ou positivos. Fabricada na China, a câmera tem avanço automático de filme e flash embutido, porém tem abertura (f/3.8) e velocidade de obturador fixas como as descartáveis.
Foi desenhada para usar filmes ISO 200, mas pode usar de ISO 100 a 400, contando com uma pequena ajuda do laboratório fotográfico. Uma alavanca abre as lentes e aciona o flash embutido; então é só apontar e disparar. A caixa deve ser fechada com a câmera ligada, porém após alguns minutos ela desliga automaticamente para conservar as baterias. Pressionando levemente o disparador o flash será acionado novamente em poucos segundos.
A caixa estanque é a mais leve e simples de todas as testadas. A metade da frente é toda transparente, o que ajuda a prevenir uma catástrofe em caso de alagamento. Uma conexão na parte debaixo sugere a capacidade de acoplamento de acessórios no estilo da AQUASHOT II.
A BONICA SNAPPER é de uso mais simples do que a AQUASHOT II porque não é necessário avançar o filme; por outro lado, é preciso lembrar de acionar o comando do flash, o que é uma grande falha.
SEALIFE REEFMASTER
Caixa a prova d'água até 49,2 m, visor, pulseira, anel de vedação reserva, kit de manutenção e manual de instruções. Case Pelican opcional.
Pontos
Positivos Caixa emborrachada, excelente manual, anel de vedação reserva e retentores de umidade. Case Pelican. Pontos Negativos Comandos de difícil operação e visor que deixa a desejar. |
A câmera REEF MASTER, também fabricada na China, é apenas esteticamente diferente da Bonica, sendo basicamente idêntica nas suas funções. As fotos tiradas por ambas são idênticas. A caixa emborrachada é novidade, protegendo um pouco contra pequenas quedas. O disparador tem trava, evitando fotos indesejadas. A lente tem acabamento externo para uma lente close-up, porém sem moldura, dificultando o foco perfeito para iniciantes.
A REEF MASTER vem com anel de vedação sobressalente, limpador de anéis de vedação, graxa lubrificante, três saquinhos de retentor de umidade e um guia para fotógrafos principiantes com 40 páginas, tudo isso em um Case Pelican acolchoado.
E se a vedação falhar?
Cedo ou tarde todo anel de vedação falha, por isso a SEALIFE recomenda a sua substituição anual (e fornece a reposição). Em caso de falha na vedação em qualquer das três câmeras indica o final da vida útil do equipamento.
No caso de alagamento é onde aparece uma das grandes vantagens do sistema AQUASHOT II. No máximo o seu prejuízo será uma barata câmera descartável.
BONICA e SEALIFE têm reposição para suas câmeras com preços que variam de US$80 a US$ 95, respectivamente, mas resta além da despesa a possibilidade da câmera não ser encontrada facilmente, como no meio de suas férias, por exemplo. É pouco provável que outras câmeras sirvam as caixas originais. Em contrapartida, há sempre o risco de faltas no fornecimento das câmeras descartáveis específicas que sirvam ao sistema AQUASHOT II. Eles já mudaram estes modelos uma vez no passado e é por esse motivo que a Ikelite lançou no mercado o seu próprio descartável, garantindo sempre o fornecimento destes a seus clientes sem que os mesmos dependam de outros fabricantes. Agora não espere encontrá-los em qualquer esquina.
Qual a melhor escolha?
Sem dúvida alguma escolhemos a AQUASHOT II, principalmente devido aos recursos possibilitados por seus acessórios, além de que quando você estiver pronto para uma Nikonos, já saberá o que fazer. Outro destaque é que no caso de alagamento o seu prejeízo será somente uma câmera descartável.
Câmeras de Custo Médio
Caso você prefira outro tipo de câmeras, um pouco mais sofisticadas e de custo mais elevado, aqui irá encontrar duas sugestões de modelos:
MOTOR MARINE 35 MX-10
Esta é uma câmera compacta leve da Sea&Sea. Pode ser usada até uma profundidade de 45m. Com flash acoplado, esta câmera pode ser usada não só debaixo d'água, como também em atividades fora dela. |
EPOQUE ET-100 SPLASH
Esta é uma câmera muito fácil de usar, além de ser compacta e econômica. Seu alcance é de até 45m de profundidade; possui avanço de filme automático (motorizado) e flash embutido. Vem com manual em português. |
Qual a melhor escolha?
As duas câmeras possuem pontos positivos e negativos equivalentes. Segundo nossa avaliação ambas estão num patamar igual, portanto você deve usar o critério que quiser para escolher sua próxima câmera.
GLOSSÁRIO
Aqui você encontra alguns termos essenciais para qualquer fotógrafo. Tentamos colocar somente os principais, mas se você tiver dúvidas a respeito de outros termos nos envie um e-mail que as solucionaremos.
Velocidade do Filme (Film Speed)
Determina a sensibilidade do filme à luz numa escala determinada ISO ou ASA. Quanto maior o número ISO mais eficiente é o filme para condições de pouca luz. Porém a definição das imagens será prejudicada.
Campo Focal (Focal length)
Medido em milimetros, é o indicador do ângulo de cobertura das lentes. Debaixo dágua o ângulo de cobertura é reduzido em relação à sua cobertura no ar. Uma lente de 35mm equivale a uma 50mm debaixo dágua. Lentes de baixa milimetragem têm ângulo de cobertura maior.
Foco (Focus)
É a capacidade de captar imagens com completa definição de suas linhas; câmeras simples possuem foco fixo, a partir de distância e abertura mais úteis.
Formato (Format)
É o tamanho e o formato do fotograma (filme) usado para captar a imagem. O mais popular é o pequeno 35mm, que fornece uma imagem de 24mm x 36mm.
F/stop Máximo (Maximum f/stop)
Denominação da abertura máxima das lentes. Quanto maior o número do F/stop (22 por exemplo), menor é o tamanho da entrada de luz e menos eficiente é esta lente para situações de pouca luz.
O-ring (O-ring)
Anéis de borracha para vedação de sistemas estanques; devem estar sempre em perfeitas condições.
Janela Ótica (Port)
Pode ser curva ou plana. É a janela pela qual a lente irá operar dentro de caixas estanques..
Através das Lentes (Through the Lens / TTL)
Sistema de controle automático de intensidade de luz a ser usada pelo flash, em virtude das informações captadas pela lente, de luz , abertura e velocidade do filme.
SLR (Single Lens Reflex / SLR)
Câmera que utiliza espelhos e um penta prisma possibilitando ao usuário ver através das lentes o objeto e seu foco durante a fotografia.
View Finder (Viewfinder)
Visor que ajuda no enquadramento, podendo ser ótico ou virtual. Cada lente tem um View Finder próprio, a não ser a SLR, onde o View Finder é universal.